Todos possuem direitos e deveres. Basicamente, para cada direito existe um dever correspondente.
Exemplificando: àqueles que possuem habilitação (CNT) tem direito de conduzir veículos pelas vias públicas. No Brasil a lei proíbe a direção sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa. Portanto, para exercer direito de dirigir, deve ser observado o dever de não dirigir embriagado ou sob o efeito de outras substâncias que alteram a função cerebral, mudando a percepção, o humor, o comportamento e a consciência.
O Brasil amarga a 5ª posição no ranking dos países com maiores índices de morte no trânsito (dados da Organização Mundial da Saúdes – OMS: https://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2013/data/table_a2.pdf?ua=1 https://www.sbmt.org.br/portal/traffic-accidents-over-1-35-million-people-lose-their-lives-says-who/
Quando alguém desrespeita o dever mencionado (dirigir embriagado) e causa acidente com morte ou lesões, àquele ato ocasiona dano para toda a sociedade e não apenas para os envolvidos naquele fato.
A morte ou as lesões das vítimas do trânsito, são computadas para fins de cálculo dos seguros de veículos, atingindo todos que utilizam os serviços. Quanto mais acidentes, mais feridos e mais mortes, mais caros se tornam os seguros.
Ao mesmo tempo, tanto as mortes quanto as lesões significam elevados custos que são suportados pelos cofres público ou melhor, por você contribuinte. São pensões por morte, concedidas aos dependentes de vítimas; atendimentos médicos/hospitalares; pensões mensais por redução da capacidade laborativa/funcional nos casos de ferimentos graves e irreversíveis; readaptação funcional e vários outros.
Além disto, concomitantemente, há o efeito individual. Àquele que causou o acidente é pessoalmente responsabilizado pela reparação dos danos materiais e morais da vítima e/ou de seus familiares.
Um acidente de trânsito, evento considerado corriqueiro por muitos, tem seus custos suportados por toda a sociedade.
O descumprimento individual de um único dever, tem efeitos drásticos e desproporcionais ao ato praticado, ou a infração cometida.
Pense direito. Cumpra seus deveres e faça valer os seus direitos.
Jane Regina Mathias
07/02/2020
Imagem por Jane R. Mathias